quinta-feira, 12 de novembro de 2009

WEB 2.0

No último encontro falamos sobre web 2.0. Confesso que a priori não entendi nada, pois não sabia a que a nomenclatura se referia. estávamos sem internet e, por isso não pudemos pesquisar sobre o assunto. Minhas dúvidas foram esclarecidas com a apresentação dos colegas que conheciam o assunto e complementada com a fala do orientador Rodrigo.
A web 2.0 nada mais é que a internet que nós produzimos. Antigamente, antes da web 2.0 nós só éramos expectadores da internet. Agora com a web 2.0 nós conseguimos interagir com a internet; um exemplo são os blogs, o orkut, wikipédia ,msn ...
Nesta semana que passou tive acesso ao livro "Adeus professor, adeus professora" onde o autor diz que a profissão de professor nunca vai acabar, mas o professor precisa ser informatizado, saber utilizar os recursos de multimídia em suas aulas.
Acredito que com os recursos da web 2.0 poderei incrementar minhas aulas com tarefas informatizadas, tirar dúvidas, propor e orientar pesquisas...

Um comentário:

  1. Olá Rita.

    Parabéns pela sua postagem. Gostei muito dos seus comentários! A questão da tecnologia na educação é exatamente como relatado no livro citado; o professor nunca será substituído, porém precisa sempre estar atualizado. Com a facilidade que a web 2.0 proporciona aos usuários produzir e publicar conteúdo, nunca se fez tão necessária a atuação de alguém com capacidade para validar essas informações, mediar a aprendizagem e orientar os alunos em suas pesquisas. Esse é o papel do professor do século XXI - Professor Mediador. No entanto, para isso é necessário que os professores se apropriem destas ferramentas para poder realizar estas tarefas de forma significativa.

    Uma sugestão. Tente incorporar ao seu blog uma apresentação multimídia utilizando a ferramenta slideshare como recurso conforme proposto no nosso último encontro. Topa esse desafio? Mãos a obra!!!

    Um abraço,

    Rodrigo.

    ResponderExcluir